Técnicas de estudo: anotar é a melhor opção!

23/11/2016

Alguns têm preguiça, outros acham que conseguem absorver tudo o que o professor diz só ouvindo. Mas ao contrário do que muitos pensam, anotar é uma dos melhores técnicas de estudo.

Por que anotar ?

Quando você começa a escrever, automaticamente seleciona as partes que considera mais importantes da fala do professor para colocar no papel.

Este é o grande segredo: você escuta e compreende. O que vai para o caderno é o que você saca que é mesmo fundamental.

Outras vantagens

Anotar é uma técnica simples e brilhante no processo de aprendizado por 4 motivos principais:

1-Estimula o esforço de síntese: quem anota entende mais, pois está sempre fazendo um esforço para captar as falas mais importantes do professor.

2-Ajuda a manter a atenção: anotar ajuda a manter a atenção no que está sendo dito, com menos divagações. É uma boa alternativa para retomar a atenção quando bate o sono ou o tédio.

3-Garante informações adicionais: as anotações podem incluir comentários e dicas dos professores que não são encontradas em materiais didáticos. Elas também te ajudam a relembrar a explicação do professor, de forma resumida, ressaltando os pontos-chave.

4- Ajuda a ganhar tempo: pegar o livro ou a apostila para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que rever o que você anotou durante a aula ou durante os estudos.

Dicas

Você ainda pode personalizar seus textos com cores e letras diferentes. Isso pode te ajudar a lembrar com mais facilidade das suas anotações e a memorizar o conteúdo.

Lembre-se de que não adianta nada pegar as anotações do colega. O aprendizado está justamente no ato de sintetizar o que se está ouvindo e transferir para o papel.

Aproveite nossas dicas para melhorar seus estudos, aprender mais rápido e se dar bem na prova!

Não perca tempo e faça já sua inscrição para o vestibular 2017 FADMINAS.

técnicas de estudo