Administrador de empresas: saiba o que o mercado espera

21/12/2016

Se você pretende se tornar um administrador, saiba que está no caminho certo, pois o mercado de trabalho exige sempre grande volume de profissionais desta área.

A Administração está em todos os lugares. Todas as empresas hoje em dia demandam profissionais para os mais diversos setores como planejamento, marketing, vendas, recursos humanos, entre outras.

Sua ampla área de atuação abrange ainda uma infinidade de segmentos como agências bancárias, hotéis e hospitais.

Qual o papel do administrador?

Entre as múltiplas funções exercidas pelo administrador estão o gerenciamento, supervisão, planejamento e execução de atividades. Um administrador é o personagem principal de qualquer empresa que pretenda atingir suas metas.

O mercado de trabalho para administradores

Desde a oficialização da profissão de administrador, o mercado de trabalho, as organizações e principalmente a amplitude da profissão vem passando por profundas transformações até os dias atuais.

As rápidas mudanças advindas da crise econômica mundial têm exigido cada vez mais profissionais versáteis que se adaptam ao contexto de transformações.

A crise está levando as organizações formais a se reestruturarem o que, inevitavelmente, repercute no delineamento de um perfil profissional mais compatível com a nova realidade. O desenvolvimento científico e tecnológico, suporte fundamental, aumenta a complexidade do mundo e passa a exigir um profissional com competência para lidar com um número expressivo de fatores.

Empasse

Que o mercado é competitivo todos sabem, mas os profissionais se esquecem que eles  também devem entrar para o jogo. Jovens dizem que falta trabalho e empresários dizem que falta gente para trabalhar.

Para se da bem, é preciso fazer a diferença!

Neste caso, quem está redondamente certo é o empresário que não consegue preencher as vagas de trabalho, devido à falta e qualificação dos pretendentes à bendita vaga. Da mesma forma, o mercado espera que seu administrador saiba de fato direcionar de maneira científica os recursos da empresa.

Não apenas a economia, as organizações e os cargos que estão passando por mudanças. O cargo de administrador também. Ele precisa ajustar-se para ser o catalisador dessas mudanças dentro da organização.

No mercado não há mais vaga para amadorismo!

Você não precisa ser bom em tudo, mas você precisa ser muito bom em alguma coisa, seja na área financeira, recursos humanos, qualidade ou materiais. Não seja um administrador genérico, seja um verdadeiro especialista em qualquer área, mas seja bom no que faz.

Quando se é apenas mais um administrador, é como o medicamento genérico que faz o que todos fazem, mas quando se tem um diferencial, uma marca, quando se é bom em alguma coisa, isso é o que vai te diferenciar dos demais.

O profissional da administração deve ser capaz de atuar em funções de direção e coordenação nos diferentes níveis administrativos, desenvolvendo novas tecnologias para acompanhar a rapidez das inovações, procurando atender as reais necessidades no campo em que atua.

O administrador deve ser um profissional que busca o aprimoramento contínuo de seus conhecimentos, pois ele é um agente de transformação. Através de suas perspectivas, é possível identificar as melhores soluções de mercado e traçar as diretrizes com o foco em soluções eficientes.

Mas o que o mercado espera encontrar nesses profissionais?

Hoje em dia o mercado está muito disputado. Por isso as empresas buscam aqueles profissionais diferenciados, que tem algo a mais a oferecer.

Uma das coisas importantes é ter um bom embasamento teórico, mas o mercado também espera um profissional que conheça a prática das empresas.

O administrador também deve ter atitude, habilidades sociais, ou seja, bom relacionamento com as pessoas, comprometimento e se desenvolver junto  com a organização. O perfil, portanto, é de um administrador proativo, e que tenha comprometimento com a empresa.

Hoje em dia as empresas também têm olhado para princípios éticos sólidos destes profissionais.

Critérios necessários para ser um bom administrador:

Milhares de profissionais são jogados no mercado todos os anos pelas universidades sem se darem conta do que realmente os espera. Mas o que o mercado espera realmente dos administradores?

-Comprometimento: os profissionais devem ter um perfil de comprometimento com obtenção de resultados. Isso significa ter foco não só nos objetivos pessoais , mas também os objetivos da empresa.

-Responsabilidade: as empresas preferem profissionais que tenham perfil de um executivo sério.

-Proatividade: o administrador deve fazer as coisas sem ter que receber ordens e buscar a melhoria contínua do seu trabalho. Administradores proativos estão à frente dos demais porque tomam decisões importantes sem que alguém tenha que ficar dizendo aquilo que eles devem fazer. Ele antevê problemas, antecipa soluções e cria estratégias para alcançar os objetivos determinados pela empresa.

-Liderança: não importa o cargo que ocupe na empresa, o administrador precisar ser um líder nato, saber gerenciar equipes de trabalho e até mesmo as crises que possam aparecer.

-Ética: as empresas hoje prezam muito pelos profissionais que têm princípios éticos, valores e os respeitam no ambiente de trabalho.

Atenção!

É importante também que o administrador tenha um lado empreendedor.  O empreendedorismo não é só para você abrir o seu próprio negócio, mas também para empreender ações dentro da empresa.

Muitos recém-formados têm encontrado espaço também em consultorias, uma vez que as empresas querem, cada vez mais, a profissionalização da gestão.

O poder público também vem demandando cada vez mais os administradores, uma vez que a tendência é substituir políticos de carreira por profissionais de perfil mais técnico.

Use nossas dicas para se tornar um administrador de sucesso, seja ingressando no mercado de trabalho ou dando um up na sua experiência adquirida dentro da empresa.

Aproveite e inscreva-se gratuitamente para o curso de Administração do vestibular 2017 FADMINAS.

administrador