10 modelos de currículo infalíveis pra baixar de graça!

13/12/2016

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como conseguir modelos de currículos adequados, principalmente aquelas que estão chegando ao mercado de trabalho. Muitas têm dúvidas ainda sobre como elaborar um currículo da forma correta, para aumentar as suas chances de conseguir um bom emprego.

Se você é uma delas a boa notícia é que seus problemas podem ter chegado ao fim. É que a Internet disponibiliza vários modelos de currículos para baixar, totalmente de graça.

O que é um currículo?

O currículo, palavra que vem do latim Curriculum Vitae e significa “carreira de vida”, é o documento que agrupa informações pessoais de um profissional junto à sua formação acadêmica e trajetória no mercado de trabalho. O objetivo é demonstrar suas qualificações, competências e habilidades.

O documento, que também pode ser abreviado como “CV”, tornou-se um material muito importante na hora de solicitar, por exemplo, trabalho ou uma bolsa de estudo. Ele ainda pode ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.

O currículo serve para descrever a trajetória de uma pessoa, seus estudos, conhecimentos e todos os dados que ajudam a entender sua experiência profissional.

O currículo tem basicamente duas funções:

– instigar o recrutador a chamá-lo para uma entrevista de emprego.

– servir como roteiro da conversa na etapa presencial do processo seletivo.

Como o currículo é utilizado?

Muitas empresas, principalmente as maiores, não têm condições de entrevistar todos os candidatos às vagas de emprego, estágio, ou mesmo bolsas de pesquisa.

Assim, os CV`s servem para que essas empresas possam avaliar, de forma rápida e eficiente, os candidatos e, assim, selecionar os mais indicados para uma entrevista presencial, que irá decidir quem fica com a vaga. O documento ainda é a forma que a maioria das empresas usa para selecionar seus funcionários.

Geralmente o currículo é mandado por e-mail para as empresas ou no website de algumas é possível criar seu próprio currículo, para permanecer no banco de dados.

O documento ainda é a forma que a maioria das empresas usa para selecionar seus funcionários. Geralmente o currículo é mandado por e-mail para as empresas ou no website de algumas é possível criar seu próprio currículo, para permanecer no banco de dados.

Resumindo:

O currículo é o documento que descreve quem você é, suas qualidades e experiências profissionais que você possui.

Antes de elaborar seu currículo, preste atenção nestas dicas:

No que se refere à elaboração do currículo, não existem fórmulas prontas, cada um deve fazer o que acha melhor, mas existem informações básicas que não podem faltar: dados para contato, as experiências profissionais do candidato, sua formação acadêmica e cursos que realizou, seja de línguas ou informática.

Deve-se ser cuidadoso (a) na hora de elaborar um currículo, porque este documento é o cartão de apresentação do solicitante e, definitivamente, é a primeira imagem que se adquire de quem o apresenta à empresa ou à instituição a que se dirige.

Passo a passo para a elaboração do seu currículo

O primeiro passo é pesquisar a empresa e buscar informações sobre o cargo. Em seguida analise quais competências e quais realizações de sua carreira podem ser exploradas de forma a destacar você dos concorrentes.

Para elaborar o currículo corretamente é necessário, inicialmente, fazer uma lista com tudo o que se deseja incluir e, em seguida, pôr os itens em ordem de acordo com o que se considera mais importante.

O currículo deve abordar questões exclusivas sobre a carreira e as realizações do profissional. Descreva seus pontos fortes, informações relevantes, claras e  focadas. Não é necessária a citação de qualificações pessoais no currículo.

Os dados devem ser apresentados de forma inteligente, levando em consideração as necessidades da empresa ou instituição à qual será apresentado.

Atenção!

– O currículo deve sempre ser elaborado em folhas A4 (210 x 297) brancas.

– Somente deve ser preenchida uma página por folha, é preciso usar as margens adequadas e deixar um espaço entre os parágrafos.

– Recursos como negrito, itálico e marcadores devem ser utilizados para tópicos e para apontar diferentes itens.

– A fonte ideal é Arial ou Times com o tamanho de 10 ou 12.

– O currículo não deve ser muito extenso nem apresentar borrões.

-É melhor que todas as vias sejam originais, visto que nem sempre a qualidade das cópias é muito boa.

-As informações nele contidas devem ser breves e simples.

Recomendações:

Recomenda-se que no primeiro bloco estejam contidos os dados pessoais do candidato: nome completo, endereço, telefones (fixo e celular), e-mail e estado civil. Os números dos documentos podem ser excluídos, visto que só serão necessários no momento da contratação.

No bloco seguinte serão mostrados os estudos e a formação do solicitante. Os títulos devem ser apresentados cronologicamente (do mais recente para o mais antigo, doutorado, formatura) e formação complementar (cursos de aprimoramento profissional, como línguas e programas ou linguagens que domina no que diz respeito à informática).

Posteriormente é apresentada a experiência profissional. Aqui podem ser citados os trabalhos realizados com e sem contratos (do mais recente para o mais antigo, citando o tempo que passou em cada um). Projetos de pesquisa, congressos e conferências dos quais o solicitante participou, bem como prêmios, publicações e entidades acadêmicas ou profissionais às quais o solicitante pertenceu ou pertence.

Não se esqueça!

– não cometa erros gramaticais ou de digitação, que podem causar má impressão.

– não minta, pois se o recrutador descobrir ficará em dúvida sobre a veracidade dos demais dados no currículo.

– seja objetivo: duas páginas bastam até para o mais experiente dos profissionais.

– omita algumas informações: deixe algumas informações para conversar durante a entrevista e surpreender positivamente o recrutador.

Confira nossas dicas:

Selecionamos alguns modelos de currículos para te ajudar a elaborar o seu currículo. Escolha o que melhor se adapta ao seu contexto profissional:

✏  Modelo 1

modelo-1

✏  Modelo 2

modelo-2

✏  Modelo 3

modelo-3

✏  Modelo 4

modelo-4

✏  Modelo 5

modelo-5

✏  Modelo 6

modelo-6

✏  Modelo 7

modelo-7

✏  Modelo 8

modelo-9

✏  Modelo 9

modelo-9

✏  Modelo 10

modelo-10

Lembre-se:

O currículo pode abrir ou fechar as portas de uma oportunidade de emprego.

Então não perca mais tempo, aproveite nossas dicas e amplie as suas chances do entrar no mercado de trabalho elaborando seu currículo corretamente.

E se você ainda não tem curso superior, não perca mais tempo! Faça já sua inscrição gratuitamente para o vestibular 2017 FADMINAS.

modelos de currículos