Sobre o Curso

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE ANIMAÇÃO

CURSO AUTORIZADO PELA PORTARIA/MEC Nº 63, DE 03/03/2020

 

NOTA DE AUTORIZAÇÃO 4 DO MEC

*nota máxima 5

 

 

O mundo, cada vez mais dinâmico e complexo, faz com que o mercado necessite de DESIGNERS estratégicos, criativos e com valores éticos que possam transformar a sociedade local e global.  Por essa razão, a FADMINAS tem se proposto a atualizar constantemente os seus cursos a fim de oferecer o que o mercado tem exigido.

 

Desse modo, o curso de Design da FADMINAS nasce com ênfase nas atividades práticas de mercado, na expressão artística, sem esquecer os fundamentos teóricos, que são a base de seu currículo, e prioriza o rápido ajustamento em um mercado cada vez mais dinâmico, criativo, sofisticado e competitivo.

 

Durantes as aulas, os alunos poderão contar com estúdio de fotografia, de áudio e de vídeo, além de um completo laboratório de informática, com mesa digitalizadora e mais de 20 aplicativos de Design e Animação 3D, como Adobe Photoshop, Ilustrador, Lightroom da Adobe e Maya 3D, da Autodesk. Tudo com o propósito de criar uma atmosfera real de mercado durante as aulas. Além dessa estrutura, a FADMINAS conta com uma agência experimental de comunicação, a JOB Jr., que favorece a simulação de um ambiente de trabalho, com clientes reais.  Assim, os alunos terão oportunidade de produzir campanhas inteiras para esses clientes e contribuir com o comércio regional e nacional. Por fim, o aluno poderá desenvolver projetos em vídeo, na produtora AV/FADMINAS, onde são fabricados clipes musicais, vídeos comerciais, reportagens, lives, programas televisivos e muito mais.

 

O futuro designer estará capacitado a trabalhar em qualquer agência de comunicação, departamentos de marketing, empresas de publicidade escritórios de design, estúdios de design, gráficas e bureaus de impressão, instituições de ensino, estúdios de televisão, além de produtoras.

 

Assim, o curso superior de Tecnologia em Design de Animação, da FADMINAS, é um curso atual, que busca a excelência para suprir a demanda regional e nacional por profissionais de comunicação que atendam às exigências do mercado brasileiro do setor.

  Matriz Curricular

Estrutura do Curso

A FADMINAS dispõe de três laboratórios de informática climatizados, configurados de acordo com os recursos necessários para o desenvolvimento das práticas exigidas na profissão.

 

Para os alunos do curso superior de Tecnologia em Design Gráfico, o laboratório de informática conta com potentes computadores preparados para a criação computacional gráfica, com mais de 20 aplicativos de Design e Animação 3D, como Adobe Photoshop, Ilustrador, Lightroom da Adobe CS e Maya 3D, da Autodesk.  Além disso, estão equipados com mesa digitalizadora a fim de criar uma atmosfera real de mercado durante as aulas.

A JOB Jr. é uma empresa experimental de Comunicação e Marketing, afiliada à Associação de Profissionais de Propaganda do Sul de Minas – APP Sul de Minas. Ela tem como finalidade realizar Planos de Marketing, Comunicação e Branding, além de Gestão de Redes Sociais, Sites e também Organização de Eventos. Através de parcerias com o SEBRAE, CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Lavras, qualquer pessoa física, empresas de pequeno ou médio porte pode contar com a assessoria da agência para suas estratégias de comunicação, sejam elas digitais ou tradicionais.

 

Cada projeto é realizado por um mesmo grupo fixo de consultores, que se dedica exclusivamente a ele do início ao fim.

 

A empresa admite alunos, por meio de edital de seleção, do curso de Publicidade e Propaganda da FADMINAS. Do primeiro ao terceiro semestre do curso, os alunos entram na empresa como voluntários dos departamentos e auxiliam nos projetos em andamento. Depois, do quarto ao oitavo período do curso, eles se tornam estagiários podendo chegar até a consultores, dependendo do tempo que permanecerem na empresa.

 

Atualmente, a JOB Jr. conta com um time de 8 alunos criativos que buscam ser referência em consultoria de marketing e comunicação, na cidade de Lavras e região, por meio da melhoria contínua dos processos de prestação de serviços.

 

O aluno interessado em ingressar na empresa júnior terá um ambiente propício para se desenvolver nos âmbitos pessoal, acadêmico e profissional, por meio da elaboração de projetos de alta qualidade e que atendam às necessidades e superem as expectativas dos nossos clientes e colaboradores.

O espaço, com 73 m², totalmente climatizado, utiliza equipamentos que o Videomaker necessita na atualidade. Possui estrutura para Live, mesa de corte, câmeras de vídeos e de fotografia, além de equipamento de iluminação para fotografia e vídeo. Tudo para proporcionar um ambiente real de mercado com o que há de atual e moderno.  Assim, o aluno entra em uma sala pronta para vivenciar a prática.

 

Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes, que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, a FADMINAS, periodicamente, proporciona oportunidades de os alunos realizarem visitas técnicas a fim observarem o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, verificarem sua dinâmica organizacional e fatores teóricos que regem a empresa.

Durante todo o ano letivo, são realizados eventos com a oferta de palestras, workshops e oficinas, visando ao aperfeiçoamento técnico dos alunos e à qualificação profissional.

 

Palestrantes ilustres

 

A biblioteca universitária abriga o setor de livros, periódicos, jornais, revistas, CDs, DVDs, entre outros materiais de apoio, dispondo dos serviços de busca às referências e empréstimos totalmente informatizados. O acervo, distribuído por área de conhecimento, com base no critério estabelecido pelo CNPq/CAPES, utiliza desde o ano 2000 o sistema CDU de classificação, totalizando um acervo de 13.882 exemplares na sua biblioteca física além dos 12.500 títulos digitais, distribuídos nas áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Saúde; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e outros.

 

O acervo de periódicos conta com 14 assinaturas mensais e a videoteca com 770 títulos disponíveis.

Um local para a captação de áudio onde os alunos podem gravar seus programas de rádio, podcast, jingles, spots, locução sonora, solos e muito mais. O aluno pode fazer seus trabalhos práticos criando o ambiente de um verdadeiro radialista. Aqui, o aluno pode fazer seu trabalho fonográfico e participar de gravações dos diversos grupos musicais da FADMINAS, inclusive do Coral Jovem.

EXPERIMENTE

  • JORNADA DE COMUNICAÇÃO;
  • SEMANA DA COMUNICAÇÃO E ARTES;
  • AGÊNCIA EXPERIMENTAL: JOB JR.;
  • PRODUTORA AUDIOVISUAL: AV/FADMINAS;
  • VISITA A AGÊNCIAS;
  • PALESTRAS COM PROFISSIONAIS DE MERCADO;
  • INTERCÂMBIO INTERNACIONAL.

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

 

  • Projeta a programação visual em meios físico e digital.
  • Desenvolve linguagens visuais.
  • Supervisiona a funcionalidade e usabilidade dos projetos adaptados aos diversos tipos de processos e produção gráfica.
  • Produz criações integradas aos sistemas de comunicação e da arte.
  • Elabora portfólios, com uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica.
  • Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

 

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

 

 

  • Agências de Comunicação.
  • Departamentos de Marketing.
  • Empresas de Publicidade.
  • Escritórios de Design.
  • Estúdios de Design.
  • Gráficas e Bureaus de Impressão.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

 

OCUPAÇÕES CBO ASSOCIADAS

 

2623-30 – Diretor de arte.

2624-10 – Desenhista industrial gráfico (designer gráfico).

2624-10 – Tecnólogo em design gráfico.

Thaise Amorim Alves (coordenadora)

Área de Atuação: Curso de Publicidade e Propaganda

Titulação: Mestre em Comunicação Social.

Qualificação Profissional: Bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda;