A Pastoral Universitária FADMINAS parte do pressuposto de que “a verdadeira educação inclui o desenvolvimento harmônico das aptidões físicas e das faculdades mentais, ensina o amor e temor a Deus, e não se satisfaz com um trabalho de segunda ordem”, portanto, a FADMINAS ambiciona “incutir nos alunos princípios que deles farão uma força positiva para a estabilidade e o erguimento da sociedade”.

A FADMINAS acredita que o saber humano, por mais que se desenvolva, não está em oposição com o da fé, ao contrário, ambos podem e devem ser integrados.

Por isso, presta serviço a toda comunidade acadêmica, interage com alunos, professores e funcionários nos diversos segmentos da faculdade, por meio das forças vivas que nela atuam ou que desejam atuar, por meio de um diálogo constante entre fé e razão à luz da mensagem cristã.

Dentre seus serviços específicos, ressalta-se: participação da SECC, orientação espiritual, encontros de formação, Escola de Pais, cultos de formatura, visitação à comunidade acadêmica e grupo de reflexão bíblica.

No âmbito acadêmico, auxilia e promove debates sobre os mais variados temas ligados direta ou indiretamente à religião; assessora os alunos na preparação e apresentação de resultados acadêmicos relacionados ao Cristianismo e à Teologia; realiza encontros com alunos de outros países que fazem intercâmbio na faculdade; elabora e participa de projetos de extensão com vistas à inclusão social e promoção humana nas campanhas de solidariedade, como doação de sangue e mutirão de Natal.

A Pastoral Universitária FADMINAS possui os seguintes objetivos:

  1. Propor aos alunos mais do que apenas a formação acadêmica e técnica;
  2. Apresentar aos alunos fatores de real valor, ou seja, os princípios contidos na palavra de Deus;
  3. Disseminar a ideia de que Jesus Cristo é o centro da ação educativa, modelo ao qual o cristão deve configurar a sua vida;
  4. Ser uma verdade “mão amiga” para todas as pessoas envolvidas no processo acadêmico da instituição;
  5. Amparar os alunos e professores que se encontram com a alguma dificuldade pessoal, familiar ou profissional;
  6. Estabelecer um relacionamento entre ciência e fé;
  7. Promover grupos de oração no ambiente escolar;
  8. Orar, aconselhar e animar pessoas que passam por momentos difíceis;
  9. Visitar alunos e familiares levando uma palavra de conforto.

O plantão de atendimento da Pastoral Universitária da FADMINAS se dá nas segundas das 20h40min às 22h40min, terças das 20h40 às 22h, quartas das 18h30min às 22h40min e quintas-feiras das 18h30min às 20h30min.