Sobre o Curso

BACHAREL EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CURSO AUTORIZADO PELA PORTARIA/MEC Nº 266, DE 27/03/2015

 

CONCEITO DE CURSO 4 DO MEC

*nota máxima 5

 

O mundo, cada vez mais dinâmico e complexo, faz com que o mercado necessite de PUBLICITÁRIOS estratégicos, criativos e com valores éticos que possam transformar a sociedade local e global.  Por essa razão, a FADMINAS tem atualizado constantemente o conteúdo pedagógico a fim de oferecer o que há de mais contemporâneo em sua matriz. A ênfase nas atividades práticas de mercado, sem esquecer os fundamentos teóricos, é a base de seu currículo, priorizando o rápido ajustamento em um mercado cada vez mais atento, imaginativo, sofisticado e competitivo.

 

Durantes as aulas, os alunos poderão contar com estúdio de fotografia, de áudio e de vídeo, além de um completo laboratório de informática, com mesa digitalizadora e mais de 20 aplicativos de Design e Animação 3D, como Adobe Photoshop, Ilustrador, Lightroom da Adobe e Maya 3D, da Autodesk. Tudo com o propósito de criar uma atmosfera real de mercado durante as aulas. Além dessa estrutura, a FADMINAS conta com uma agência experimental de comunicação, a JOB Jr., que favorece a simulação de um ambiente de trabalho, com clientes reais.  Assim, os alunos terão oportunidade de produzir campanhas inteiras para esses clientes e contribuir com o comércio regional e nacional. Por fim, o aluno poderá desenvolver projetos em vídeo, na produtora AV/FADMINAS, onde são fabricados clipes musicais, vídeos comerciais, reportagens, lives, programas televisivos e muito mais.

 

Com acesso a todos esses recursos, o futuro publicitário estará capacitado a trabalhar em qualquer área dentro de uma agência de publicidade, bem como atuar como comunicador em diferentes veículos de comunicação, departamentos de marketing, comunicação de empresas de diversos segmentos ou em instituições governamentais.

 

Assim, o curso superior de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, da FADMINAS, é um curso atual, que busca a excelência para suprir a demanda regional e nacional por profissionais de comunicação que atendam às exigências do mercado brasileiro do setor.

 

  Matriz Curricular

Diferenciais

Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, a FADMINAS periodicamente proporciona a oportunidades de os alunos realizarem visitas técnicas para observarem o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento,  verificar sua dinâmica organizacional e fatores teóricos que regem a empresa.

Durante todo o ano letivo, são realizados eventos com a oferta de palestras, workshops e oficinas, visando ao aperfeiçoamento técnico dos alunos e à qualificação profissional.

 

Palestrantes ilustres

 

A biblioteca universitária abriga o setor de livros, periódicos, jornais, revistas, CDs, DVDs, entre outros materiais de apoio, dispondo dos serviços de busca às referências e empréstimos totalmente informatizados. O acervo, distribuído por área de conhecimento, com base no critério estabelecido pelo CNPq/CAPES, utiliza desde o ano 2000 o sistema CDU de classificação, totalizando um acervo de 13.882 exemplares na sua biblioteca física além dos 12.500 títulos digitais, distribuídos nas áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Saúde; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e outros.

 

O acervo de periódicos conta com 14 assinaturas mensais e a videoteca com 770 títulos disponíveis.

A FADMINAS dispõe de três laboratórios de informática climatizados, configurados de acordo com os recursos necessários para o desenvolvimento das práticas exigidas na profissão.

 

Para os alunos do curso superior de Publicidade e Propaganda, o laboratório de informática conta com potentes computadores preparados para a criação computacional gráfica, com mais de 20 aplicativos de Design e Animação 3D, como Adobe Photoshop, Ilustrador, lightroom da Adobe CS e Maya 3D, da Autodesk.  Além disso, estão equipados com mesa digitalizadora a fim de criar uma atmosfera real de mercado durante as aulas.

O espaço, com 73 m², totalmente climatizado, utiliza equipamentos que o Videomaker necessita na atualidade. Possui estrutura para Live, mesa de corte, câmeras de vídeos e de fotografia, além de equipamento de iluminação para fotografia e vídeo. Tudo para proporcionar um ambiente real de mercado com o que há de atual e moderno.  Assim, o aluno entra em uma sala pronta para vivenciar a prática.

Um local para a captação de áudio onde os alunos podem gravar seus programas de rádio, podcast, jingles, spots, locução sonora, solos e muito mais. O aluno pode fazer seus trabalhos práticos criando o ambiente de um verdadeiro radialista. Aqui, o aluno pode fazer seu trabalho fonográfico e participar de gravações dos diversos grupos musicais da FADMINAS, inclusive do Coral Jovem.

AGÊNCIA JOB JR. DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

 

A JOB Jr. é uma empresa experimental de Comunicação e Marketing, afiliada à Associação de Profissionais de Propaganda do Sul de Minas – APP Sul de Minas. Ela tem como finalidade realizar Planos de Marketing, Comunicação e Branding, além de Gestão de Redes Sociais, Sites e também Organização de Eventos. Através de parcerias com o SEBRAE, CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Lavras, qualquer pessoa física, empresas de pequeno ou médio porte pode contar com a assessoria da agência para suas estratégias de comunicação, sejam elas digitais ou tradicionais.

 

Cada projeto é realizado por um mesmo grupo fixo de consultores, que se dedica exclusivamente a ele do início ao fim.

 

A empresa admite alunos, por meio de edital de seleção, do curso de Publicidade e Propaganda da FADMINAS. Do primeiro ao terceiro semestre do curso, os alunos entram na empresa como voluntários dos departamentos e auxiliam nos projetos em andamento. Depois, do quarto ao oitavo período do curso, eles se tornam estagiários podendo chegar até a consultores, dependendo do tempo que permanecerem na empresa.

 

Atualmente, a JOB Jr. conta com um time de 8 alunos criativos que buscam ser referência em consultoria de marketing e comunicação, na cidade de Lavras e região, por meio da melhoria contínua dos processos de prestação de serviços.

 

O aluno interessado em ingressar na empresa júnior terá um ambiente propício para se desenvolver nos âmbitos pessoal, acadêmico e profissional, por meio da elaboração de projetos de alta qualidade e que atendam às necessidades e superem as expectativas dos nossos clientes e colaboradores.

Onde o Publicitário pode atuar?

PERFIL GERAL

 

A formação superior em Publicidade e Propaganda deve promover o desenvolvimento pessoal de seus egressos, considerando o amadurecimento intelectual e o pensamento crítico diante da vida, da sociedade e da pluralidade da área da Comunicação Social, por meio do exercício das atividades publicitárias.

 

  • 1º A formação na área deve oportunizar aos discentes não só viver, conhecer e experimentar a realidade – econômica, mercadológica, tecnológica, social, cultural, política, simbólica e regional – da publicidade na condição de profissionais atuantes em organizações públicas, privadas ou mistas, mas também, proporcionar que reflitam efetivamente sobre tal realidade em acordo com o pensamento referencial da comunicação e do campo publicitário, isto é, promover o entendimento do campo técnico-científico da comunicação, capaz de estabelecer uma visão crítico-reflexiva e inovadora aos desafios da dinâmica teoria/prática.

 

  • 2º A formação em Publicidade e Propaganda deve contemplar o complexo cenário da comunicação contemporânea e os contextos da economia criativa para empreender transformações/inovações na área da Publicidade e Propaganda, compromissadas com o social e com o desenvolvimento regional, em conformidade com as demandas do mundo do trabalho publicitário de ordem financeira, estratégica, digital, de criatividade, de produção e dos consumos de marcas, bens, serviços e corporações, bem como promover a midiatização via propagabilidade e visibilidade de ideias, pessoas e instituições nas mediações comunicacionais de um modo mais amplo, buscando o bem comum social e a regulação/equilíbrio dos interesses de mercado e consumidores.

DO PERFIL ESPECÍFICO

 

O curso de Publicidade e Propaganda faz parte do campo da Comunicação, cujo perfil do egresso como um profissional deve estar apto a:

 

I – aprimorar habilidades essenciais para o exercício do ofício: adaptação e flexibilidade;

II – considerar a diversidade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais, adequando-se à complexidade e velocidade da contemporaneidade para saber lidar com novas situações a que a profissão é submetida no cotidiano;

III – compreender a função social da publicidade e sua capacidade de transformação da realidade, bem como a amplitude do negócio da publicidade no ambiente corporativo, o alargamento das suas áreas de atuação para dominar a dinâmica das diversas modalidades comunicacionais;

IV – atuar, de forma integrada, nas dimensões comunicacional e mercadológica de empresas e organizações, compreendendo os processos de planejamento, criação, produção, programação, distribuição e gestão da comunicação publicitária e institucional, e sua integração por meio de ações estratégicas de comunicação e de marketing;

V – assimilar o impacto das convergências tecnológicas no campo da comunicação para criar projetos inovadores ao desenvolvimento de instituições do estado, do mercado e da sociedade civil organizada;

VI – dominar e aplicar linguagens, técnicas, tecnologias, conceitos mercadológicos e estéticos na proposição e na execução de soluções de comunicação eficazes para objetivos de mercado, de negócios e institucionais;

VII – conectar pensamentos, associar ideias, discursos e imagens para produção de novas relações simbólicas;

VIII – investigar os temas pertinentes ao campo publicitário com o objetivo de fomentar novas pesquisas para a inovação comunicacional;

IX – elaborar críticas fundamentadas aos processos comunicacionais, tradicionais e emergentes, propondo alternativas viáveis;

X – experimentar e inovar as linguagens utilizadas nos processos de comunicação publicitária, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica para produzir conteúdos e narrativas relevantes;

XI – aptidão para “ler”/interpretar consumidores, cenários, situações em que as marcas anunciantes estão inseridas, analisar dados e informações a fim de subsidiar a tomada de decisões sobre projetos e ações;

XII – desenvolver a faculdade analítica, com senso crítico apurado, para resolução de problemas complexos;

XIII – pensar, diagnosticar e executar com agilidade;

XIX – mediar relações comunicacionais entre os distintos atores sociais, com ênfase nos estudos sobre sociabilidade;

XX – desconstruir valores arraigados para valorizar a heterogeneidade de gênero, de sexualidade, étnico-racial e de classe nas representações publicitárias;

XXI – empreender o diálogo como metodologia de atuação profissional, com reciprocidade da interlocução para instaurar relações horizontais não só entre consumidores e marcas, mas igualmente entre contratantes e contratados no ambiente empresarial;

XXII – diminuir a distância entre os envolvidos na cadeia produtiva do sistema publicitário;

XXIII – transparência e capacidade de escuta nas relações profissionais que são, antes de tudo, relações humanas pautadas na empatia e no princípio de alteridade;

e XXIV – profissional sensível aos relacionamentos interpessoais, ao trabalho em equipe de maneira colaborativa e proativa, administrando situações de conflito e respeitando as diferenças.

 

Jonathan Gordim Conceição (coordenador)

Área de Atuação: Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Titulação: Bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda; Bacharel em Teologia; Mestre em Comunicação Social.

Qualificação Profissional: Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda