GRUPOS DE PESQUISA
Inovação, Metodologias e Educação
Inovação, Gestão e Mercados
Sustentabilidade, Governança e Inovação
Marketing, Comunicação Visual e Discurso
Inovação, Metodologias e Educação
Esta linha de pesquisa destina-se aos trabalhos direcionados ao estudo de metodologias e processos de ensino e em especial os que utilizam dos meios digitais e tecnológicos. Trata ainda da construção do conhecimento, resolução de problemas, planejamento, educação e treinamento com foco na docência dos anos iniciais do ensino básico.
Eixos temáticos:
1.Metodologias e práticas do ensino;
2.Didáticas específicas do desenvolvimento discente;
3.Fenômenos e linguagem digital no processo ensino-aprendizagem;
4.Interpretação e uso de indicadores na avaliação do desempenho escolar;
5.Metodologias e estratégias criativas na alfabetização.
6.História e Filosofia da educação no contexto da inovação.
Inovação, Gestão e Mercados
Esta linha destina-se a integração de estudos que permeiam as questões relativas à multidisciplinariedade da inovação, com a gestão de negócios e estudo de mercado. Serão realizadas investigações que conduzam a comunicação destes temas, por meio de pesquisas qualitativas e/ou quantitativas para análises de aplicações práticas de instrumentos teóricos no que tange a solução de problemas organizacionais, ou sistêmicos, que existam nos mais variados tipos de negócios.
Eixos temáticos:
1.Estudos e práticas inovadoras em finanças;
2.Inteligência em mercados de capitais;
3.Estudos e práticas inovadoras em custos;
4.Sistemas de informação e os processos contábeis;
5.Estudos e práticas inovadoras em contabilidade.
Sustentabilidade, Governança e Inovação
Esta linha de pesquisa pretende inter-relacionar 3 temáticas indissociáveis: sustentabilidade, governança e inovação. Serão realizados aprofundamentos teóricos sobre os três temas, bem como pesquisas qualitativas para análises de instrumentos e barreiras organizacionais, existentes no Brasil e no mundo, para a criação de ambientes sustentáveis nas esferas pública e privada. Será dado o enfoque para a inovação como um processo desburocratizado, capaz de proporcionar ambientes organizacionais sustentáveis.
Eixos temáticos:
1.Boas práticas de governança pública e privada
2.Responsabilidade socioambiental
3.Políticas públicas sustentáveis
4.Estratégias de sustentabilidade organizacional
5.Ética organizacional e compliance
Marketing, Comunicação Visual e Discurso
Esta linha de pesquisa tem por finalidade envolver teorias e práticas que tenham como foco temas relacionados aos estudos de comunicação e marketing. Contempla estudos que apresentem questões relativas a criação, comunicação, discurso e inovação, levando em consideração o ser humano como produtor e como consumidor dos serviços publicitários e de marketing.
Eixos temáticos:
1.Estratégias de marketing e inovação;
2.Endomarketing e gestão estratégica de pessoas;
3.Análise do discurso e textos midiáticos;
4.Marcas, comunicação e sociedade;
5.Criação publicitária e estratégia de mídia.