GRUPOS DE PESQUISA

Inovação, Metodologias e Educação

Inovação, Gestão e Mercados

Sustentabilidade, Governança e Inovação

Marketing, Comunicação Visual e Discurso

Inovação, Metodologias e Educação

Esta linha de pesquisa destina-se aos trabalhos direcionados ao estudo de metodologias e processos de ensino e em especial os que utilizam dos meios digitais e tecnológicos. Trata ainda da construção do conhecimento, resolução de problemas, planejamento, educação e treinamento com foco na docência dos anos iniciais do ensino básico.

   Eixos temáticos:

  1.Metodologias e práticas do ensino;

  2.Didáticas específicas do desenvolvimento discente;

  3.Fenômenos e linguagem digital no processo ensino-aprendizagem;

  4.Interpretação e uso de indicadores na avaliação do desempenho escolar;

  5.Metodologias e estratégias criativas na alfabetização.

6.História e Filosofia da educação no contexto da inovação.

Inovação, Gestão e Mercados

Esta linha destina-se a integração de estudos que permeiam as questões relativas à multidisciplinariedade da inovação, com a gestão de negócios e estudo de mercado. Serão realizadas investigações que conduzam a comunicação destes temas, por meio de pesquisas qualitativas e/ou quantitativas para análises de aplicações práticas de instrumentos teóricos no que tange a solução de problemas organizacionais, ou sistêmicos, que existam nos mais variados tipos de negócios.

  Eixos temáticos:

  1.Estudos e práticas inovadoras em finanças;

  2.Inteligência em mercados de capitais;

  3.Estudos e práticas inovadoras em custos;

  4.Sistemas de informação e os processos contábeis;

  5.Estudos e práticas inovadoras em contabilidade.

Sustentabilidade, Governança e Inovação

Esta linha de pesquisa pretende inter-relacionar 3 temáticas indissociáveis:  sustentabilidade, governança e inovação. Serão realizados aprofundamentos teóricos sobre os três temas, bem como pesquisas qualitativas para análises de instrumentos e barreiras organizacionais, existentes no Brasil e no mundo, para a criação de ambientes sustentáveis nas esferas pública e privada. Será dado o enfoque para a inovação como um processo desburocratizado, capaz de proporcionar ambientes organizacionais sustentáveis.

  Eixos temáticos:

  1.Boas práticas de governança pública e privada

  2.Responsabilidade socioambiental

  3.Políticas públicas sustentáveis

  4.Estratégias de sustentabilidade organizacional

  5.Ética organizacional e compliance

Marketing, Comunicação Visual e Discurso

Esta linha de pesquisa tem por finalidade envolver teorias e práticas que tenham como foco temas relacionados aos estudos de comunicação e marketing. Contempla estudos que apresentem questões relativas a criação, comunicação, discurso e inovação, levando em consideração o ser humano como produtor e como consumidor dos serviços publicitários e de marketing.

 Eixos temáticos:

  1.Estratégias de marketing e inovação;

  2.Endomarketing e gestão estratégica de pessoas;

  3.Análise do discurso e textos midiáticos;

  4.Marcas, comunicação e sociedade;

  5.Criação publicitária e estratégia de mídia.